Paisagismo

Plantas que requerem pouca manutenção

Gosta de jardins, plantas, arranjos, porém não tem tempo para cuidar? Algumas dicas vão lhes ajudar a escolher as espécies certas.

<b></b> Quintal pequeno com jardim aconchegante que requer pouca manutenção. Pedriscos no chão e plantas que demandam pouco cuidado.
Quintal pequeno com jardim aconchegante que requer pouca manutenção. Pedriscos no chão e plantas que demandam pouco cuidado.
<b></b> Espadas de são jorge em cachepot de vidro.
Espadas de são jorge em cachepot de vidro.
<b>Projeto: Cristiane Oliveira.</b> Espadas de são jorge plantadas em vasos. Painel ao fundo executado em madeira de demolição.
Projeto: Cristiane Oliveira. Espadas de são jorge plantadas em vasos. Painel ao fundo executado em madeira de demolição.
<b>Projeto: Marcelo Bellotto.</b> Pacovás em grandes vasos, em cima de pedriscos. Pacovás precisam de bastante água, porém requerem pouca manutenção.
Projeto: Marcelo Bellotto. Pacovás em grandes vasos, em cima de pedriscos. Pacovás precisam de bastante água, porém requerem pouca manutenção.
<b>Projeto: Mayra Lopes</b> Varanda com toques de verde. Espécies plantadas em cachepots de madeira. Ambiente super aconchegante.
Projeto: Mayra Lopes Varanda com toques de verde. Espécies plantadas em cachepots de madeira. Ambiente super aconchegante.
Por Equipe Casa Diva
Publicado em 04/08/2015

Gosta de jardins, plantas, arranjos, porém não tem tempo para cuidar? Você não precisa ficar sem o verde em sua casa, basta escolher as espécies certas e apreciar. Tenha seu jardim como terapia e não como tortura. Ter um vasinho em casa para contemplar é uma delícia e dá o toque final da decoração. Não podemos nos esquecer que as plantas, assim como nós, precisam de água. Se estiverem num jardim externo, a água da chuva pode ser suficiente, mas com os tempos de seca que estamos passando, é inevitável que vez ou outra haja a necessidade da rega manual.

Para quem tem espaço para jardins, mas quer dedicar pouco tempo aos cuidados, procure evitar canteiros com flores, eles costumam dar mais manutenção. Neste caso, palmeiras e plantas maiores dão menos trabalho, apenas a retirada eventual de folhas e galhos secos. As bromélias também são uma opção de pouca manutenção.

A grama costuma dar muita manutenção, dependendo da época do ano, requer poda até duas vezes ao mês. No lugar você pode usar pedras, vasos, decks e madeira de demolição, eles costumam fazer lindos efeitos.

Uma planta para se ter dentro de apartamentos por exemplo e que parece uma verdadeira obra de arte é o bambu da fortuna, também conhecido como bambu da sorte. Ele pode ser cultivado apenas em água e não gosta da luz direta do sol. Apenas mantenha-o em ambiente iluminado.

Para salas, varandas e sacadas outra boa opção é a raphis. Cultivada em vasos podem fazer parte da decoração e é uma planta de pouquíssima manutenção.

Como já falamos em outra matéria, os cactos e as suculentas podem garantir lindos arranjos. Escolha as espécies certas e vasos ou cachepots que deem charme ao conjunto.

Escolha a dedo as plantas que melhor se encaixem na sua casa, na sua vida, no seu dia-a-dia. Pesquise e procure um profissional capacitado sempre que achar necessário. Ele te orientará quanto aos cuidados, as regas, se a planta se adapta bem em vasos ou se é melhor plantar direto no solo.  

 

Imagens: Google Imagens e Divulgação

Projeto: Danielle Romero. - Suculentas plantadas em bacia. Lindo arranjo de mínima manutenção.