Reformas

Que tal fazer um redário no seu quintal?!

Redário é um local apropriado para se colocar redes para descanso e balanço. Uma boa rede só precisa de duas colunas, de madeira ou...

<b>Google Imagens.</b> Projeto: Camila Brito Paula. Redário feito com pergolado, com chão de pedrinhas e espelhos d'água ao redor.
Google Imagens. Projeto: Camila Brito Paula. Redário feito com pergolado, com chão de pedrinhas e espelhos d'água ao redor.
<b>Google Imagens.</b> Projeto: Lila Lago. Redário simples, para três redes, em um gramado.
Google Imagens. Projeto: Lila Lago. Redário simples, para três redes, em um gramado.
<b>Google Imagens.</b> Redário com troncos para uma rede, na sombra de uma árvore.
Google Imagens. Redário com troncos para uma rede, na sombra de uma árvore.
<b>Google Imagens.</b> Projeto: Odilon Claro. Piso em deck, para uma rede.
Google Imagens. Projeto: Odilon Claro. Piso em deck, para uma rede.
<b>Google Imagens.</b> Projeto: David Bastos. Lindo jardim, com espelho d'água e redário ao fundo.
Google Imagens. Projeto: David Bastos. Lindo jardim, com espelho d'água e redário ao fundo.
Por Equipe Casa Diva
Publicado em 10/09/2015

Redário é um local apropriado para se colocar redes para descanso e balanço. Uma boa rede só precisa de duas colunas, de madeira ou concreto, ou duas paredes com ganchos para que seja pendurada por suas extremidades. Mas não estamos falando dessa maneira tradicional de pendurá-las. Estamos falando em locais exclusivos para elas, decorados, aconchegantes, contemplativos.

Originalmente as redes eram feiras pelos índios com cipó e lianas. Após a colonização, as mulheres dos colonos adaptaram a técnica, fazendo-as com algodão e franjas para decorar suas varandas. Atualmente as redes são fabricadas em diversos materiais e tecidos.

No Brasil todo se faz o uso delas, quem nunca adormeceu em seu balanço?! No Nordeste o uso das redes é muito comum, podendo até fazer as vezes das camas. Algumas maternidades acoplaram redes em algodão estéril em incubadoras para bebês prematuros. Na rede os bebês poupam energia, oque favorece o ganho de peso e diminui o risco de ter feridas devido ao uso prolongado do colchão.

Por esses e tantos outros bons motivos, ter uma rede em casa é ótimo. O aconchego, o balanço e a temperatura amena garantem horas de paz e descanso. Melhor ainda se o local for agradável.

Os redários estão sendo bastante usados em projetos de condomínios, hotéis e até em alguns restaurantes. Podendo ser um conjunto de redes ou um espaço só para uma. E você pode ter em sua casa. Basta ter espaço suficiente para colocar dois troncos no chão, com distância mínima de 2 metros. Esses troncos, para maior segurança, precisam ser chumbados. No alto dos troncos são parafusados os ganchos, onde serão colocadas as alças das redes.

Como dissemos anteriormente, os redários podem ser feitos para uma ou mais redes, quem escolhe é você, basta adicionar troncos. Além deles, pode ser feito o uso de pérgolas, decks, um lindo gramado, árvores ao redor, aliás, uma sombrinha é essencial para o uso da rede.

Conheça alguns modelos e inspire-se para esperar a primavera. Todos irão adorar ter esse cantinho especial no quintal de casa.