Reformas

Área de serviço ou Lavanderia

De tamanhos diversos, porém com funções imprescindíveis em uma casa, as lavanderias ou áreas de serviço também são locais que precisam

<b>Google Imagens</b> Cozinha e lavanderia separados. por porta de vidro
Google Imagens Cozinha e lavanderia separados. por porta de vidro
<b>Pauline Kubiak Arquitetura</b> Lavanderia com tanque em inox embutido, máquina de lavar, bancada, porta cabides, armários altos e baixos.
Pauline Kubiak Arquitetura Lavanderia com tanque em inox embutido, máquina de lavar, bancada, porta cabides, armários altos e baixos.
<b>Seven Decor</b> Máquina lava e seca, tanque em inox embutido, armário baixo, armário comprido e porta cabides.
Seven Decor Máquina lava e seca, tanque em inox embutido, armário baixo, armário comprido e porta cabides.
<b>Google Imagens</b> Lavanderia pequena com máquina lava e seca, tanque em inox e prateleiras no alto.
Google Imagens Lavanderia pequena com máquina lava e seca, tanque em inox e prateleiras no alto.
<b>Revista Casa e Jardim</b> Lavanderia pequena e completa.
Revista Casa e Jardim Lavanderia pequena e completa.
Por Equipe Casa Diva
Publicado em 14/08/2015

De tamanhos diversos, porém com funções imprescindíveis em uma casa, as lavanderias ou áreas de serviço também são locais que precisam de atenção. Para casas ainda em fase de construção, vale lembrar que é importante para não onerar o custo da obra, que todos os encanamentos e escoamentos de água sejam instalados do mesmo lado. Outro item importante é que, assim que o encanamento estiver concluído, porém ainda sem o reboco, tirem-se fotos de todos os canos e tubulações passados pelas paredes. Você fará uso dessas fotos para instalações futuras de armários, prateleiras ou varais de parede.

Em casos de lavanderias anexas às cozinhas, uma solução para dividir os espaços é o uso de portas de correr de vidro com algum tipo de textura, para que passe a luz, porém não sejam visíveis roupas penduradas no varal por exemplo. Iluminação e ventilação são necessárias, mesmo que sejam mínimas.

Itens importantes nessa área são um tanque, uma máquina de lavar e um varal, de teto ou de parede. Isso para espaços bastante reduzidos. Havendo mais espaço, outros itens muito úteis, são prateleiras ou armários, máquina de secar (existem também as máquinas lava e seca, para quem não possui espaço suficiente para máquinas com essas funções separadas, as lava e seca são boas opções e funcionam bem), armário comprido para guardar vassouras, rodos, aspiradores de pó, baldes e bacias.

Os armários ou prateleiras no alto são importantes para guardar produtos de limpeza, principalmente para quem tem crianças em casa. Espaço para um cabideiro também é bastante válido, ótimo para pendurar camisas que estão sendo passadas antes de guarda-las.

Os armários baixos são bons para guardar roupas lavadas e secas para serem passadas. As roupas sujas, caso não tenha em seu armário um espaço para esse fim, uma boa ideia são os cestos aramados com rodinhas e saco de tecido. São bonitos e deixam o espaço mais organizado.

Detalhe, porém não menos importante, um porta toalhas pendurado ao lado do tanque para que acomode uma toalha de mão. Também válido para quem tem espaço, uma bancada, sempre tem uso em uma lavanderia.

Quanto aos materiais, os tanques podem ser de louça, inox, resina. Os de inox podem ser embutidos em pedra, prefira o granito para esse ambiente, pois são mais resistentes. No chão, um piso antiderrapante ou não, depende do gosto de cada um. Na parede, prefira o uso de revestimento na área molhada, nas demais paredes a pintura basta.

 

Algumas fotos são retiradas do Google Imagens. Caso alguma delas lhe pertença nos avise para que seja feito o crédito necessário ou para que seja retirada do ar.

Caroline Coraiola - Lavanderia comprida, com máquina lava e seca, tanque, armários altos e baixos, gavetas.