Construção

Cozinha corredor

Com áreas cada vez menores, nenhum centímetro pode ser desperdiçado, por isso, o bom planejamento desse tipo de cozinha é....

<b>Fernanda Marques Arquitetura.</b> Iluminação em toda a extensão da cozinha.
Fernanda Marques Arquitetura. Iluminação em toda a extensão da cozinha.
<b>Google Imagens.</b> Com bancada para refeições rápidas.
Google Imagens. Com bancada para refeições rápidas.
<b>Google Imagens.</b> Porta de vidro ao fundo separando cozinha e lavanderia.
Google Imagens. Porta de vidro ao fundo separando cozinha e lavanderia.
<b>Google Imagens.</b> Piso claro e armários em tom claro de madeira. Perfeito para cozinhas integradas com salas.
Google Imagens. Piso claro e armários em tom claro de madeira. Perfeito para cozinhas integradas com salas.
<b></b> Cozinha integrada com sacada. A extensão dos armários deixa o ambiente harmônico.
Cozinha integrada com sacada. A extensão dos armários deixa o ambiente harmônico.
Por Equipe Casa Diva
Publicado em 11/11/2015

O que define uma cozinha corredor é que a mesma está entre duas paredes estreitas e compridas, que fazem lembrar um corredor.

Com áreas cada vez menores, nenhum centímetro pode ser desperdiçado, por isso, o bom planejamento desse tipo de cozinha é importantíssimo.

O uso de armários planejados é de grande valia neste caso, pois consegue fazer bom uso de toda extensão, definindo o lugar de eletrodomésticos indispensáveis e deixando um bom espaço para armazenamento nos armários.

Algumas cozinhas corredor dividem espaço com a lavanderia. Se for possível separe os espaços com portas de correr de vidro, pois mantém a iluminação natural em ambos os ambientes e limita a visão desta área. Caso não seja possível o uso de divisões, procure fazer uma extensão do móvel da cozinha para a lavanderia tornando o ambiente harmônico.

Evite dispor gavetas e eletrodomésticos que necessitem de maior espaço para abertura uns de frente com os outros, intercale com elementos fixos à frente. Isso ajudará durante o manuseio. Caso o espaço não seja tão estreito não haverá problema algum em dispor uns de frente com os outros.

Mesmo em cozinhas do tipo corredor, veja a possibilidade do uso de uma bancada ou mesa para refeição rápida, estas costumam ficar encostadas nas paredes e são ótimas para tomar um café da manhã rápido, por exemplo, sem que haja a necessidade de levar tudo para a mesa de jantar e depois retornar tudo para a cozinha.

A iluminação é sempre importante, principalmente na cozinha, onde são preparados os alimentos. Para uma cozinha do tipo corredor, o uso de luminárias compridas é ótimo. E também podem ser usados pontos de LED em locais específicos como acima da pia, da bancada de refeições...

Google Imagens. - Bom espaço de armazenamento e layout