Construção

Imóvel com medidas reduzidas e baixo custo de construção

Para quem sonha com a casa própria, hoje vamos trazer um projeto de baixo custo para terrenos com medidas reduzidas

<b>Leonardo Finamor.</b> Planta Inferior.
Leonardo Finamor. Planta Inferior.
<b>Leonardo Finamor.</b> Planta Superior.
Leonardo Finamor. Planta Superior.
<b>Leonardo Finamor.</b> Maquete eletrônica. Fachada.
Leonardo Finamor. Maquete eletrônica. Fachada.
<b>Leonardo Finamor.</b> Maquete Eletrônica. Fundos.
Leonardo Finamor. Maquete Eletrônica. Fundos.
<b>Leonardo Finamor.</b> Maquete Eletrônica. Spa e churrasqueira.
Leonardo Finamor. Maquete Eletrônica. Spa e churrasqueira.
Por Equipe Casa Diva
Publicado em 11/09/2015

Hoje vamos trazer um projeto com medidas bastante enxutas. Projeto este de baixo custo, idealizado para famílias pequenas.

Todos sonham em ter a própria casa, porém às vezes esse sonho é algo difícil de tornar-se real. Os altos custos dos terrenos, da mão de obra e dos materiais em geral, acabam fazendo com que esse projeto seja adiado. Mas vamos mostrar que é possível ter uma casa com arquitetura interessante em um terreno pequeno e, principalmente, com baixo orçamento.

Após a aquisição do pequeno terreno, foi pedido ao Arquiteto Leonardo Finamor, uma casa que acolhesse um casal recém-casado, tivesse no máximo 90,00m² de área construída, com traços modernos e com área de lazer para receber os amigos. Tudo isso em um terreno de 140,00m² e com custo reduzido.

É comum pensar que apenas projetos em terrenos de grandes proporções e com um orçamento que permita soluções de alto custo, podem proporcionar boa arquitetura e ambientes agradáveis. No entanto, é possível alcançar soluções igualmente agradáveis e esteticamente bonitas em terrenos pequenos e com menores orçamentos. Em busca deste partido, o projeto foi desenvolvido.

Uma vez que o terreno possui apenas 7m de largura, foi necessário que a construção principal encostasse nas duas divisas laterais do mesmo, permitindo apenas que as fachadas da frente e dos fundos fossem trabalhadas. Na fachada frontal, foi pensado num jogo de volumes – que foram construídos com alvenaria estrutural – para que desse certa imponência na casa. Foram adotados, em conjunto, alguns pequenos elementos horizontais visando a criação de um efeito visual de alongamento de suas poucas dimensões.

O pavimento inferior foi desenvolvido de forma integrada – de modo a ampliar todos os cômodos. Logo na entrada é possível visualizar todos os ambientes, inclusive a área de lazer nos fundos. A escada foi posicionada ao lado da área de luz para que fosse possível utilizar o seu vão livre como uma simples e iluminada área de leitura. A escada foi pensada em madeira por ser de custo mais baixo, mas nada impede que seja feita em alvenaria. No pavimento superior foram feitas duas suítes, pode-se notar na planta baixa que, os dois banheiros estão posicionados em cima das áreas molhadas do térreo para otimização da parte hidráulica. Como a residência foi pensada para um casal recém-casado e hoje o home-office está em constante expansão, a suíte número 2 foi desenvolvida também para ser um cômodo reversível, podendo se transformar em um escritório.

Nos fundos, a área de serviço foi intencionalmente escondida através de outro jogo de volumes. Todos os demais elementos foram pensados para trabalhar em conjunto e de forma harmônica. Assim como os materiais escolhidos: a madeira para o guarda-corpo e para o pergolado. Foi solicitado aos futuros moradores o uso de cores quentes visando criar ambientes mais intimistas e aconchegantes.

O terreno possui 20m de profundidade, sendo 5m de recuo frontal obrigatório. Somando a área da garagem e a construção principal, restaria pouco espaço nos fundos para a área de lazer. Desta forma, o corpo principal foi compactado (sem comprometer os espaços internos), visando uma área mais confortável para o lazer, composta por um pequeno espaço gourmet, com churrasqueira e pia, um agradável Spa alocado em um pequeno deck e uma área gramada, compondo um ambiente ideal para receber familiares e amigos. A intenção foi tornar este ambiente o grande destaque do Projeto.

Como podem ver, é possível ter uma casa com todo o conforto e arquitetura moderna, mesmo que esta seja com medidas relativamente pequenas.

 

Projeto: Arq. Leonardo Finamor | (11) 2277-6535 | leonardo@finamorarquitetura.com.br

Leonardo Finamor. - Maquete Eletrônica. Escada.